REGINA PESSOA CANTINHO POETICO
O POETA TECE EMOÇÕES ENVOLTO NA REDE DAS DESILUSÕES
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
TEMPO DE SEQUIDÃO - A CASA DE JOÃO DE BARRO -

Recebi de uma amiga e achei tão bonita esta mensagem que resolvi compartilhar com os amigos aqui do recanto, espero que gostem desta lição de vida que estes nobres passarinhos transmitem.


TEMPO DE SEQUIDÃO E A CASA DE JOÃO DE BARRO 

Pastor Valdir Marfim


Era final de primavera do ano de 2007 quando percebi pela primeira vez um casal de João de Barro cantando de forma festiva sobre a trave do poste que ilumina a janela do meu quarto.

O poste está na calçada, após o muro do meu pequeno jardim de inverno, onde plantei algumas flores, salsa e cebolinha e hortelã para temperar as refeições...

Nasceu também num canto do jardim, junto ao muro, uma pequena samambaia, que só tinha 2 folhinhas quando a percebi e então decidi regá-la para ver se ela conseguiria crescer mais.

O casal de passarinhos tinha iniciado uma construção feita com barro avermelhado que mal dava para se notar, mas que observando bem, percebia-se que estavam lançando os alicerces com cuidado e esmero. Era uma época de chuvas abundantes e a natureza mostrava suas cores exuberantes em todos os lugares.

Todos os dias bem cedo eu era acordado pelo canto do casal que chegava à construção logo por volta das 6:00h da manhã.

Ela chegava primeiro e logo recebia o seu companheiro com um canto festivo e ambos demonstravam uma alegria indizível. Ele trazia um pouco de barro no bico e o colocava ali diante dela e depois demonstrava também toda a sua alegria.

Era muito bom ver aquilo acontecendo. Apesar de muitas vezes reclamar que eles me acordavam "muito" cedo !

Passou um tempo de festas matutinas e dava para perceber que a casa possuía alicerce e também a direção onde ficaria a porta.

Enquanto construíam a casa, pernoitavam ao relento numa árvore próxima, para onde se recolhiam todas as tardes com a mesma festa que faziam de manhã.

Passaram-se os dias e no corre-corre das nossas atividades me esqueci de olhar o casal durante um certo tempo.

Quando me lembrei fui até o jardim e fiquei assustado: De repente a casa parou. As paredes estavam baixas e não havia mais sinal de construção! Fiquei preocupado, imaginando que o casal tinha desistido do tal projeto...

No entanto, percebi que havia uma diferença no tempo. Já estava sem chover havia vários dias, há mais de um mês talvez.

Fiquei imaginando a nossa vida. Tempos de abundância, de flores, de facilidades, de carinhos e mimos, e nós cantarolamos pelos cantos o tempo todo.

Deus nos tem abençoado com chuvas de bênçãos, e então tocamos os nossos projetos de vida, satisfeitos e felizes. Louvamos a Deus e damos graças por todas as coisas!.

Mas de repente vem um tempo de sequidão, de estio, de sol ardente; um tempo de deserto e de provação...

Muitos abandonam seus projetos, sua alegria em Deus, seu louvor e as ações de graça e os trocam por sonhos e fantasias que o mundo oferece, pois são mais fáceis de realizar, e sempre trazem uma "alegria" momentânea, ainda que fugaz e de conseqüências imprevisíveis!

Deixam a fidelidade a Deus de lado, e correm de um lado para outro buscando uma solução rápida e mágica, o que normalmente é oferecida pelo inimigo de nossas almas, através de uma sociedade onde a aparência tem mais valor do que a realidade.

Muitos hoje vivem a aparência do Evangelho, mas não vivem a realidade do Evangelho. Fazem de conta que são fiéis a Deus: vão à igreja, cantam os hinos do culto, oram no templo, mas quando saem de lá, passam a viver uma vida igual aos que não temem a Deus!

Por isso que a alegria dos "cristãos" tem sido efêmera e superficial!

A Bíblia nos diz: Alegrai-vos no Senhor: alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus (Lc 10:20), alegrai-vos na Esperança (Rom 12:12), Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos (Sl 32:11) Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome (Sl 97:12), Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes (Joel 2:23), porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo (Rom 14:17)

Como as pessoas têm buscado alegria nas coisas erradas, não é ?

Sabe, querida irmã, as pessoas que aceitaram o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas nos tempos atuais, se esquecem rapidamente que passaram a ser cidadãos do reino de Deus !, e que o reino de Deus é justiça, paz e Alegria NO Espírito Santo.

Ora, o apóstolo Paulo não diz que é a alegria no mundo, nas coisas do mundo, nas circunstâncias do mundo!!

Mesmo na provação, ALEGRAI-VOS NO SENHOR ! por causa de todos os motivos escritos acima!

Sempre ensinei para os que foram minhas ovelhinhas o seguinte: LEMBRE-SE ! Em qualquer circunstância, ou problema, ou dificuldade, ou provação: lembre-se que vc é UM SALVO!

Não importa o que está te acontecendo ou o que aconteceu: Lembre-se: você é SALVO por Jesus, e nada pode tirar isso de você, a não ser você mesmo!

O mundo pode estar caindo, sem esperança nenhuma, Tudo se quebrou : Você está salvo!! Não se esqueça nunca! Diz pra você mesmo: Eu sou UM SALVO! Isso é tudo que importa!

Se abandonar o Senhor Jesus ou pelo mundo ou pela alegria fugaz do mundo, você estará perdido para sempre!

Voltando aos passarinhos: Fiquei atento, observando para entender o que estaria acontecendo.

Eles continuavam vindo à casa em horários diferentes, mas ele não tinha barro no bico ! Ainda assim, ela batia as asinhas freneticamente e o recebia com a maior festa! Pulavam de um lado para outro cantando como se nada de errado estivesse acontecendo!

Ainda brinquei: Esse camarada está enrolando essa passarinha, pois parou de construir a casa pra ela !

Então me dei conta de algo : de que sem chuva não havia como preparar o barro!

Na verdade a construção tinha sido interrompida por motivo de força maior! Era uma provação momentânea ! O projeto estava suspenso por falta de matéria prima !

Era uma calamidade! Eles tinham que continuar dormindo ao relento naquela árvore todos os dias !

Passou mais algum tempo e deu uma chuva, então as paredes da casa começaram a subir... Que maravilha!

Mas então parou de chover novamente, e o sonho foi novamente interrompido !

A casa está pela metade, mas ainda há pouco, enquanto escrevia este texto, ouvia o canto festivo dos dois pássaros, junto à construção inacabada!! Isso é maravilhoso para mim!

Ela permaneceu ao lado dele, mesmo não tendo a casa pronta, mesmo tendo que dormir ao relento, no frio; ela está junto dele, cantando alegremente cada vez que ele se aproxima! Mesmo sem barro no bico !

Alegrai-vos na provação ! Na dificuldade! Na falta de chuvas! Alegrai-vos no Senhor! Pois o vosso nome está escrito nos céus, ó salvos !!

Há tempo para todas as coisas debaixo dos céus! Há tempo de chuvas, mas também há tempo de sequidão, de desertos; andamos sedentos por chuvas, e as vezes ela demora. Nem há nuvem no céu!! Mas alegrai-vos no Senhor !

O casal de João-de-Barro me ensinou que é necessário esperar com confiança no Senhor! Esses passarinhos já construíram o seu lar, estão juntos em todas as circunstâncias, felizes, festivos ! Vivem em harmonia, mesmo na dificuldade, mesmo na provação ! Isso é um lar ! Não desistem do seu sonho! Eles acreditam que ainda vai acontecer!

Quanto ao projeto da casa? Sabemos que a estiagem vai passar e chuvas (de bênçãos) virão, e se eu estiver por aqui, ainda verei os seus filhotes crescerem e muitos dias me acordarão "muito" cedo!

Que coisa, esses passarinhos festeiros!! Já estou sabendo que muitos dias estarei bocejando no meu trabalho por causa deles !! Bom, mas com certeza também estarei louvando a Deus pela vida deles, pelo que me ensinaram, pela confiança que me passaram!

Deus não nos abandona nunca. Entremos confiadamente junto à sala do trono, pelo novo e vivo caminho, que é o sangue de Jesus, para recebermos a misericórdia do Senhor em tempo oportuno!

Que benção de Deus !

A minha alegria e a minha confiança estão no Senhor ! Sei que o tempo de sequidão e de provação vai passar! Enquanto isso eu me alegro no Deus da minha salvação!

Deus te abençoe ricamente !

Espere com paciência no Senhor ! E COM ALEGRIA ! Como os João-de-Barro!

Em tempo * A samambaia cresceu e ficou muito bonita também, e hoje enfeita o canto do meu jardim!


PASTOR VALDIR MARFIM
pastorvaldir@terra.com.br


REGINA PESSOA
Enviado por REGINA PESSOA em 05/09/2009
Alterado em 25/02/2011
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários